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23/10/2007

Disque Idoso PR atendeu 2.136 ligações no período de janeiro a junho deste ano

O Disque Idoso Paraná recebeu 2.136 ligações de pessoas buscando informações ou fazendo denúncias sobre violação dos direitos do idoso, entre janeiro e junho de 2007. Destas, 1.219 ligações buscaram orientações sobre direitos dos idosos, e 917 foram feitas por pessoas que desejavam fazer algum tipo de denúncia. O Disque Idoso é um serviço do governo do Estado, de orientações gratuitas ao cidadão sobre direitos dos idosos, e desde sua criação, em 2003, já atendeu 11.187 ligações. “Ao manter esse serviço, o governo cumpre o papel de oferecer informações e orientações para o cidadão. O Disque Idoso é um canal de comunicação entre o cidadão e os seus direitos”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. Em 2007, a maioria das ligações atendidas foi de pessoas que buscavam informações sobre direitos dos idosos. O tipo de informação mais buscada foi sobre legislação. Ao todo, foram 405 atendimentos que informaram sobre transporte, agressões, pressão psicológica, o que fazer em caso de apropriação indébita, entre outros. Além das informações sobre o Estatuto do Idoso, algumas ligações buscaram orientações sobre saúde e políticas públicas para os idosos. Das 917 ligações para fazer denúncias, mais de 79% dos registros (727 ligações) foram sobre maus-tratos. As queixas foram de agressões verbais, psicológicas e físicas, negligência, apropriação indébita de benefício dos idosos, cárcere privado ou até denúncia de idoso que tentava se suicidar. Denúncias gerais como discriminação, perturbação de vizinhos, falta de prioridade nos atendimentos de bancos e lotéricas completaram o rol das ligações. “Quando recebemos denúncia, nós registramos e passamos a queixa para o órgão responsável em solucionar o problema. Mas o nosso trabalho não pára por aí. Depois de alguns dias ligamos para saber o que foi feito sobre o assunto, qual o encaminhamento tomado e a solução dada”, lembra a coordenadora do Disque Idoso Paraná, Schirley Scremin. O objetivo do programa é servir como um canal de informações entre o cidadão e seus direitos, facilitando o acesso aos serviços e garantindo o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto do Idoso. O atendimento do Disque Idoso é feito pelo telefone 0800-410001, ou pelo e-mail disqueidoso@setp.pr.gov.br , de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
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