Comissão da Verdade

Conselhos de Direitos

Notícias

02/12/2013

IBGE se prepara para incluir população em situação de rua no censo demográfico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE realizou entre os dias 19 e 20 de novembro uma pesquisa experimental na cidade do Rio de Janeiro para contabilizar e conhecer o perfil das pessoas em situação de rua que vivem na capital carioca. A pesquisa, que foi feita por amostragem, tem como objetivo preparar o IBGE para incluir esta parcela da população no censo nacional.

O ideia, segundo o coordenador da Política Nacional para a População em Situação de Rua, Carlos Alberto Júnior, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), é que em 2014 a pesquisa ocorra em duas capitais brasileiras, com previsão para que ela seja incorporada no próximo censo nacional.

“Primeiro queremos conhecer essa população, ter seu perfil, saber a quantidade. Isso deverá nortear o planejamento e elaboração de políticas públicas mais eficazes para alcançar este público. Essa é uma demanda histórica do movimento de população de rua”, explica o coordenador, lembrando que até o momento a única pesquisa nacional da população em situação de rua realizada foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2007, onde foram percorridas 71 cidades do país.

Pesquisa – Em dois dias, foram realizadas 100 entrevistas, sendo 20 em abrigos e 80 nas ruas. Os pesquisadores do IBGE receberam capacitação no dia 14 de novembro, onde também estavam presentes representantes de um Grupo de Trabalho, criado para coordenar e desenvolver a metodologia de pesquisa.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://www.sdh.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.