Comissão da Verdade

Conselhos de Direitos

Notícias

28/03/2014

Governo do Paraná promove Conferência sobre Migrações e Refúgio

Será realizada neste sábado (29/03), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a 1ª Conferência Estadual sobre Migrações e Refúgio do Paraná (CEMIGRAR). Organizado pelo Governo do Paraná, em parceria com o Comitê Estadual de Refugiados e Migrantes, a Casa Latino Americana (CASLA), a Pastoral do Migrante e a UFPR, o evento será das 8h às 17h e terá na abertura a presença da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

convite

O objetivo é mobilizar estudiosos, servidores públicos, representações dos poderes públicos e da sociedade civil que convivem com diferentes enfoques da temática migratória, promovendo uma reflexão para o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não governamentais. A ação também objetiva buscar o engajamento de migrantes e representantes da sociedade sobre os temas migratórios.

ESTATÍSTICA
– Durante o evento, serão conhecidas estatísticas sobre as migrações, embora a própria dinâmica de migração e fixação dificultam a consolidação de registros oficiais. Estimativas indicam que no Paraná existem mais de 4 mil haitianos, que vieram para reconstruir suas vidas, principalmente após o terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti, em 2010. Começaram a chegar a partir de janeiro de 2012. Pelo menos 2 mil deles se encontram em Curitiba e Região Metropolitana. Os demais se dividem entre Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá e Paranavaí.

SERVIÇO:
O que: 1° Conferência Estadual sobre Migrações e Refúgio do Paraná
Data: Sábado, 29 de março de 2014
Horário: 8h às 17h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR - Praça Santos Andrade, 50.
Inscrições: Gratuitas, no local do evento.
Informações: (41) 3221-7210 / 3221-7233

cemigrar

Fonte: Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.